IDADE
cerca de 60 anos de idade
ESPÉCIE
asiática, fêmea
APELIDOS
Bambilicious, Bambalooney
PERSONALIDADE
Bambi se parece com um filhote de cachorro. Fica facilmente animada e encontra alegria nas pequenas coisas da vida.
IDADE
cerca de 60 anos de idade
ESPÉCIE
asiática, fêmea
APELIDOS
Bambilicious, Bambalooney
PERSONALIDADE
Bambi se parece com um filhote de cachorro. Fica facilmente animada e encontra alegria nas pequenas coisas da vida.
CURIOSIDADE
Apesar de ser asiática, Bambi tem vários comportamentos de uma fêmea africana, como o jeito de andar e se movimentar.
HISTÓRICO
Viveu no circo mais de 40 anos. Foi apreendida e enviada para zoológicos, onde permaneceu por 10 anos.
CHEGADA NO SEB
26.setembro.2020
Quando conhecemos a Bambi no zoológico em 2013 ela era corajosa, mas sete anos mais tarde ela era uma elefanta muito diferente. Quando visitamos a Bambi no Zoológico de Leme, em São Paulo, em 2013, ela era interativa. Ela escutava e prestava atenção quando falávamos com ela, mas nunca vocalizava. Ela parecia pronta a brincar – você podia ver na sua face, no levantar de seu rabo – meio passo longe, mas nunca realmente chegava a brincar. Nós chegamos perto dela, e ela era respeitosa, mas muito mais reservada com pessoas por perto. O zoológico, que somente a havia recebido temporariamente depois de ser confiscada do circo, nos perguntou se poderíamos levá-la. Foi um momento surreal, pois estavam nos oferecendo a oportunidade de ajudá-la, mas nós ainda não tínhamos uma propriedade para o santuário naquela época. Ao sairmos do zoo naquele dia, sabíamos que havia uma probabilidade de que ela jamais conhecesse o santuário. Foi de partir o coração.
Depois de sete anos, quando a reencontramos no zoológico de Ribeirão Preto. aquela elefanta engraçadinha que conhecemos brevemente era uma sombra do que era antes. A Bambi tinha perdido muito peso e massa muscular. Ela estava cega de um olho e andava cabisbaixa. Como não tínhamos certeza da causa do declínio da sua saúde, nos preparamos para a possibilidade um problema sério de saúde. Apesar disso, tínhamos muita esperança na melhora da saúde da Bambi. Sua idade, por si só, indicava cuidados especiais para um indivíduo idoso. Portanto era crucial priorizar seu bem estar durante o resto de sua vida. Tínhamos esperança de que a equipe do SEB tivesse condições de oferecer o que ela necessitava. Pequenos ajustes na dieta e exercícios poderiam fazer uma grande diferença para a Bambi fisicamente. E, como todos que acompanharam nosso resgates no passado sabem, autonomia, cuidado individualizado e respeito, e o apoio de indivíduos compatíveis da manada ajudam a curar a alma.
… ao sair, entrar no container, e se soltar no santuário, já mostrou que aquela não era sua verdadeira personalidade. A Bambi é uma elefanta alta, com pernas longas, severamente abaixo do peso e com pouca massa muscular. Ela pode ser hesitante com certas coisas, mas é também uma elefanta que corre morro acima para “brincar” com um quadriciclo e ter suas próprias festas cheias de “trombeteios” no meio do terreno. Ela é engraçadinha e corajosa, e já está tentando descobrir o que ela consegue fazer no seu novo lar. Estamos só começando a ter uma ideia da personalidade da Bambi, e ainda não temos certeza de quem ela é, mas sabemos que tem uma personalidade muito forte.
O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a transformar as vidas e o futuro dos elefantes cativos da América do Sul, devolvendo a eles a liberdade de poder ser quem querem e merecem ser – elefantes.