info@elefantesbrasil.org.br
Santuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes Brasil
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • BAMBI
      • LADY
      • MAIA
      • MARA
      • POCHA & GUILLERMINA
      • RANA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • RAMBA
    • ESPERANDO UMA CHANCE
      • KENYA
      • TAMY
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO

CONHEÇA A MAIA

IDADE
cerca de 48 anos de idade

ESPÉCIE
asiática, fêmea

APLELIDOS
Mai Tai, Maia Monkey

PERSONALIDADE
Uma menina cheia de personalidade!

CURIOSIDADE
Faz quase qualquer coisa por algumas guloseimas e froot loops!

HISTÓRICO
Viveu no circo cerca de 30 anos. Foi confiscada e, sem ter para onde ir, foi mantida acorrentada na fazenda do advogado do circo por 5 anos.

CHEGADA NO SEB
11.outubro.2016

HISTÓRICO

Maia deixou o circo com o rótulo de “menina má”, somente para nos mostrar que era tudo, menos má. Seus movimentos são exuberantes e sua essência é gentil. Apesar de seu tamanho, Maia, sem sombra de dúvidas, é extremamente delicada. Ela ajuda e coopera com todos ao seu redor. Logo após sua chegada ao Santuário, floresceu, assim que venceu seus temores iniciais e a acreditar que era uma “boa menina”, merecedora do amor que estava recebendo. Fisicamente ela é muito forte e corre muito em duas velocidades, rápida ou muita rápida. Quando não corre, descansa, com suas costumeiras sonecas.

Maia sempre chega em disparada para nos cumprimentar ou buscar sua refeição, mas por outro lado também se recosta, preguiçosamente, na cerca apertando sua barriga contra ela, para que a acariciemos. Todas as manhãs, quando sai para passear, ela cochila em pé em um lamaçal ou ao lado de uma árvore. Nesses momentos, quando conversamos com ela, suavemente, ela bate com vivo contentamento, seus lindos e longos cílios, até cair no sono.

SUA EVOLUÇÃO É CONTÍNUA

Seu processo de evolução ocorre por caminhos construtivos, embora ainda apresente traços de insegurança, em situações novas ou estressantes.
Embora Guida tenha sido, sempre, a grande exploradora, foi Maia quem primeiro atravessou o riacho para ver o que havia do outro lado.
Sua autoconfiança continua a crescer. Maia tem uma forte queda por folhas de palmeiras. Inicialmente as derrubava para se servir mas, felizmente, esse desejo diminuiu.

Difícil acreditar que, apesar de não gostar de melões, ela não é exigente. Longe de ter um paladar refinado, ela não encontra dificuldades em colocar uma imensa quantidade de feno, de uma só vez, na boca. A estação das mangas, com seus lindos tons amarelos e alaranjados, é definitivamente sua época preferida do ano. Maia, simplesmente adora comer.

Maia transmite alegria...

Mesmo com toda sua intensa energia, Maia é muito cooperativa. Seu maior desejo é nos dar aquilo que precisamos, nos ajudando sempre. Tudo o que quer é nos agradar. Ela é muito doce e, quando passamos algum tempo ao seu lado, é impossível não sorrir. Ela é uma elefanta que nos transmite pura alegria.

Acreditamos que cada novo elefante que aqui chegar trará, com ele, muitas lições e Maia as abraçará, todas, calorosamente e continuará a crescer para ser o elefante que sempre deveria ter sido.

–

O SEB

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a transformar as vidas e o futuro dos elefantes cativos da América do Sul, devolvendo a eles a liberdade de poder ser quem querem e merecem ser – elefantes.

 

Newsletter



elefantesbrasil

Santuário de Elefantes Brasil
Estamos no processo de descontinuar a alimentaçã Estamos no processo de descontinuar a alimentação noturna de Pocha e Guillermina. Temos essa prática com novos elefantes para ajudá-los a se sentirem mais confortáveis ​​em sua nova casa e entender que não estão sozinhos e que estamos lá se eles precisarem de nós para qualquer coisa. A realidade é que há comida natural suficiente no habitat, então essa refeição não é necessária, a menos que um elefante esteja abaixo do peso - o que nem Pocha nem Guille estão. Descobrimos que Guille e Pocha estão se tornando mais confortáveis ​​com seus novos arranjos de dormir no recinto maior e também estão fazendo variações com a companhia que estão mantendo. Ao longo de três noites diferentes, Kat encontrou três configurações diferentes de elefantes no recinto 4.

Na primeira noite, Pocha e Guille estavam juntas no recinto maior. Durante a noite, não tentamos procurar cada elefante, pois eles podem estar dormindo. Mas nós colocamos pequenas surpresas de comida nos recintos para eles encontrarem. Ainda assim, assim que ouviu Kat no quadriciclo, Maia veio procurá-la porque sabia que haveria lanches. Um pouco mais adiante, Bambi surgiu e parecia muito animada para ver Kat também. Rana e Mara provavelmente estavam dormindo, então Kat saiu depois de deixar guloseimas para todas.

A segunda noite viu Pocha e Guillermina ainda mais longe no recinto maior, e Maia se juntou a elas. Maia e Guille estavam dividindo um monte de feno, o que é um bom sinal de que Guillermina está começando a respeitar os limites de Maia. Depois de dormir durante a diversão da noite anterior, Mara pareceu perceber que o trem da comida estava passando e ela não queria perdê-lo. Ela e Bambi saíram para cumprimentar Kat alegremente e receber guloseimas. Como sempre, algumas coisas foram deixadas no habitat para as outras, incluindo (a provavelmente adormecida) Rana.

🐘 Continuação do texto nos comentários abaixo 👇
Como parte de nossa série Memórias do Santuário Como parte de nossa série Memórias do Santuário, Scott fala sobre seu primeiro encontro com Bambi e como ela mudou profundamente entre a primeira vez que se viram e a segunda. Esse primeiro encontro ocorreu em 2013, quando Bambi estava morando no Zoológico do Leme, em São Paulo. Scott lembra: “Ela era adorável, fofa e brilhava muito forte, mesmo morando em um espaço pequeno. Sua personalidade era encantadora e cativante.” Alguns anos depois, Bambi foi transferida para o Zoológico de Ribeirão Preto e, nesse momento, tudo mudou para ela.

No novo zoológico, ela perdeu muito da faísca que testemunhamos inicialmente e ela se tornou muito reclusa. Como Scott diz: “Nós a encontramos em um estado de fechamento em seu próprio mundinho. Ela não queria sair; ela não era muito expressiva.” Embora ela interagisse com alguns de seus tratadores, ela também gostava de se esconder em um canto de seu recinto interno - às vezes por dias a fio. Quando Bambi finalmente criou coragem para sair de seu pequeno espaço, às vezes ela ficava do lado de fora por dois ou três dias. Nos disseram que Bambi não se dava bem com Maison, a outra elefanta asiática que morava ao lado dela, e vimos o vídeo de uma briga entre as duas . Seu medo era palpável. Ela parecia ser um indivíduo muito tenso emocionalmente e incerto.

Quando nossa equipe chegou para a transferência, Bambi estava muito curiosa, mas incrivelmente atenta a tudo o que fazíamos. Ela parecia pronta para algo dar errado a qualquer momento. Como Scott lembra: “Quando ela começou a ganhar mais confiança e entrar na caixa e explorar, foi com muita apreensão, embora ela parecesse gostar de receber um pouco de atenção extra”. Então, aparentemente do nada, ela voltava para o canto de seu recinto interno e se escondia naquele espaço por horas antes de emergir lentamente. Nesse ponto, a equipe sentiu que estávamos começando do zero novamente. Ela dava passos de bebê em direção à caixa de transporte, muitos cheiros, nunca indo até o fim - não importa o que fizéssemos. 

🐘 Continuação do texto nos comentários abaixo 👇
Depois da chuva recente, estamos passando por uma Depois da chuva recente, estamos passando por uma mudança de temperatura aqui no Mato Grosso. As temperaturas começaram a baixar algumas noites atrás, então Lady decidiu que a melhor atividade para a noite era (obviamente) um mergulho na lagoa. Lady, como sempre, faz exatamente o que quer.

O clima não está muito frio para nadar, e todas as meninas sabem regular a temperatura do corpo durante as noites mais frias. Os elefantes têm a capacidade de armazenar o calor do sol e liberá-lo gradualmente ao longo do dia, o que lhes permite manter-se aquecidos à noite. Ainda assim, foi uma surpresa encantadora encontrar Lady encharcada na hora do jantar - toda sorrisos e murmúrios.

Quanto ao resto de seu tempo, Lady ainda passa horas vagando no recinto 5, embora em geral ela fique mais perto, com viagens ocasionais ao galpão para fazer os banhos de imersão das patas. Não vimos nenhum aumento de interesse em Pocha e Guillermina. Por enquanto, ela está contente com sua rotina de buscar seus lugares favoritos nas áreas mais selvagens do habitat.

Foto de Lady, logo após um banho na lagoa
É hora do lanche de domingo para Bambi, e Scott a É hora do lanche de domingo para Bambi, e Scott apareceu com algumas guloseimas para todas. Este vídeo mostra Bambi cheirando para checar os petiscos enquanto caminha em direção à comida que a está esperando. Apenas o melhor para as nossas meninas do Santuário nesta bela tarde! Sinta-se à vontade para se juntar a Bambi enquanto ela come um pouco de comida relaxante hoje. Esperamos que você goste tanto quanto ela.
O Dia Mundial do Elefante é uma convocação para O Dia Mundial do Elefante é uma convocação para que as pessoas apoiem organizações que estão trabalhando para impedir a caça ilegal e o comércio de marfim de elefante e outros produtos da vida selvagem, proteger o habitat do elefante selvagem e fornecer santuários e habitats alternativos para os elefantes domésticos viverem livremente.” – Patricia Sims, cofundadora do Dia Mundial do Elefante.
Tecnicamente, todo dia no Santuário de Elefantes Brasil é o dia do elefante, mas hoje na verdade marca o Dia Mundial do Elefante, um evento internacional criado para chamar a atenção para as ameaças que os elefantes enfrentam na natureza e para conscientizar sobre os esforços de conservação e proteção.

Todas as organizações de conservação de elefantes, santuários e indivíduos têm a chance de se unir hoje e emprestar suas vozes às questões que ameaçam os elefantes em todo o mundo. 

Milhões de pessoas participam em todo o mundo do comício virtual de hoje para conscientizar sobre esses problemas que afetam centenas de milhares de elefantes. Convidamos você a se juntar ao coro internacional em apoio aos esforços de conservação. Sua defesa pode desempenhar um papel na realização de mudanças reais. Vamos criar um mundo onde gerações de elefantes possam continuar a vagar pela natureza, como deveriam fazer.

A organização do Dia Mundial do Elefante sugere cinco maneiras de você ser ético, incluindo seguir diretrizes éticas de turismo de elefantes, apoiar a conservação de elefantes, proteger habitats para elefantes selvagens, não apoiar lugares que exploram elefantes para entretenimento e não comprar marfim ou outros produtos da vida selvagem. Obrigado por ser um apoiador do SEB, um espaço seguro onde elefantes em cativeiro podem passar suas vidas em uma casa o mais próximo possível de seu habitat natural. Seus esforços para divulgar a situação dos elefantes em todos os lugares fazem uma diferença real.

Este vídeo mostra Rana petiscando, com Pocha à sua esquerda. Enquanto a câmera gira, você pode ver Bambi, Guillermina e Mara indo embora com seu feno.
Enquanto observamos Pocha navegar em sua jornada a Enquanto observamos Pocha navegar em sua jornada aqui no Santuário, está ficando claro que ela pode ter um caminho mais longo para a cura do que sua filha. Tanto ela quanto Guillermina precisam aprender quem são como indivíduos e, para Pocha, isso significa tomar decisões por conta própria, sem a influência da filha. É óbvio que, por vários anos, a personalidade dominante de Guillermina veio em primeiro lugar em seu relacionamento. Quando elas chegaram aqui, Pocha olhava para Guille quando chegava a hora de tomar uma decisão; Guille também guiava ou encurralava sua mãe para as áreas que Guillermina queria ir. Ambos pareciam saber que Pocha não era a principal tomadora de decisões no relacionamento.

Estamos apenas começando a ver pequenas mudanças nas perspectivas e escolhas de Pocha. Por mais de uma década, Guillermina tem sido reacionária de maneiras boas e não tão boas. Mesmo nas situações mais positivas, você pode ocasionalmente ver Pocha se preparando quando Guille tem uma grande reação, como se ela não soubesse o que estava por vir. A energia de Guillermina pode dominá-la às vezes, fazendo com que Pocha quase espere uma reação negativa de Guille, mesmo quando a situação exige outra comportamento. Hoje em dia ela parece menos atenta a Guille quando Guille fica animada. Ela parece saber que existem outros elefantes que podem ajudar a absorver toda a energia que uma vez foi direcionada para ela.

Uma das coisas mais positivas sobre o Santuário é a capacidade de fazer escolhas. Vemos Pocha e Guillermina juntas com frequência. Mas também as vemos em diferentes configurações, com diferentes elefantes a cada dia. Isso significa que Pocha é capaz de absorver novas energias e experimentar novos conjuntos de limites - aqueles que ela decide por si mesma. Se Pocha não estiver com disposição para as travessuras espirituosas de Guillermina, ela pode ir embora - algo que ela nunca teve a oportunidade de fazer em Mendoza. Isso pode resultar em mais tempo gasto por conta própria, investigando exatamente quem é Pocha. Quanto mais tempo ela tira para si mesma, mais progresso esperamos vê-la fazer.

Foto de Pocha
SIGA O SEB NO INSTAGRAM
Copyright 2020 Santuário de Elefantes Brasil | Todos os direitos reservados | design
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • BAMBI
      • LADY
      • MAIA
      • MARA
      • POCHA & GUILLERMINA
      • RANA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • RAMBA
    • ESPERANDO UMA CHANCE
      • KENYA
      • TAMY
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO
Santuário de Elefantes Brasil