info@elefantesbrasil.org.br
Santuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes Brasil
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • BAMBI
      • LADY
      • MAIA
      • MARA
      • GUILLERMINA
      • RANA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • POCHA
      • RAMBA
    • ESPERANDO UMA CHANCE
      • KENYA
      • TAMY
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO

Origem do SEB

A saúde de elefantes em cativeiro, internacionalmente, se encontra em estado de emergência. Severamente restringidos por uma vida em correntes ou confinamento extremo, dieta insuficiente e isolamento de grupos sociais apropriados, os elefantes frequentemente apresentam complicações severas de saúde, são expostos e desenvolvem tuberculose ativa e doenças psicológicas que vão de agressão extrema até auto-mutilação e isolamento.

A consciência humana sobre o sofrimento de animais em cativeiro está aumentando, criando um desejo global por uma mudança positiva. Em algumas regiões, grupos privados de cidadãos preocupados estão trabalhando para criar alternativas para esses elefantes em necessidade, mas poucas pessoas têm a experiência e o conhecimento necessários para levar esses esforços adiante.

A Necessidade por Santuários de Elefantes na América do Sul

Na América do Sul, 5 países já aprovaram leis nacionais para proibir o uso de elefantes em apresentações para o público. Esses esforços progressivos são inéditos e devem ser louvados, mas eles tiveram uma consequência inesperada, pois elefantes que não estão trabalhando estão sendo deixados em fazendas rurais com poucos cuidados e cada vez mais negligenciados, ou em pequenos recintos em zoológicos, supervisionados por pessoas sem conhecimento especializado em elefantes. A América do Sul como um todo, e o Brasil em particular, não são as únicas regiões lutando para encontrar alternativas progressivas para o cuidado de elefantes. Temos observado vários esforços similares se estagnando na fase conceitual, enquanto os elefantes continuam a sofrer um destino de negligenciamento.

Em janeiro de 2010, a ElephantVoices iniciou seu trabalho no Brasil e identificou muitos elefantes cativos em situação bastante crítica – em circos, zoos e algumas propriedades rurais – e a falta de um local adequado para abrigá-los. Diversos estados (atualmente são 11) já proibiam o uso de animais em circos e havia um projeto de lei federal, o PL 7291/2006, visando à proibição do uso de animais em circos em todo o território nacional, aguardando aprovação (atualmente ainda aguarda votação). Os elefantes que vinham sendo confiscados dos circos pelas autoridades estavam sendo enviados aos únicos locais disponíveis: zoos (normalmente sem experiência com elefantes e com recintos inadequados para a espécie) ou propriedades rurais.

Entendendo que a melhor alternativa para esse problema e para o futuro dos elefantes em cativeiro no Brasil e na América Latina seria a criação de um santuário natural para abrigá-los, a ElephantVoices começou a planejar, com sua equipe brasileira e especialistas internacionais, o projeto que viria a se tornar o Santuário de Elefantes Brasil. Com conhecimento e experiência sem paralelo com elefantes selvagens, a ElephantVoices juntou-se em 2012 a Scott Blais, cofundador do The Elephant Sanctuary in Tennessee, especialista em elefantes em cativeiro e na construção e gerenciamento de santuários naturais para elefantes, para a criação do Global Sanctuary for Elephants, organização cujo objetivo é fomentar e auxiliar o desenvolvimento de projetos de santuários para elefantes no mundo todo. Em 2013, foi fundada a Associação Santuário de Elefantes Brasil, projeto piloto do GSE, primeiro desse tipo na América Latina.

Missão & Objetivos

Nossa missão é proteger, resgatar e proporcionar um santuário de ambiente natural para os elefantes em cativeiro. do Brasil e da América do Sul e nossos objetivos são: desenvolver e manter um santuário de ambiente natural, amplo e progressista, que estimule fisicamente os elefantes, lhes propicie um ambiente socialmente dinâmico, onde possam expressar seus comportamentos naturais e se recuperar dos anos de cativeiro e criar oportunidades para aumentar o conhecimento do público sobre sua inteligência, cognição, comunicação e comportamento social. Realizamos isso através de pesquisa, defesa e compartilhamento de conhecimento.

–

O SEB

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a transformar as vidas e o futuro dos elefantes cativos da América do Sul, devolvendo a eles a liberdade de poder ser quem querem e merecem ser – elefantes.

 

Newsletter

elefantesbrasil

Santuário de Elefantes Brasil
Como você sabe, Lady tem aproveitado o habitat pa Como você sabe, Lady tem aproveitado o habitat para machos asiáticos de tempos em tempos e hoje ela está de volta a esse lugar. Ela tem pastado muito e beliscado as palmeiras que são abundantes nessa área. Na hora do jantar ela estava na lagoa, mostrada aqui neste vídeo. Onde ela está é o local onde a água cristalina do poço bombeia para o lago; é o lugar preferido dela para beber, porque a água é fresca, encantadora e fica acima da terra.

Mas você pode ver que eventualmente ela decidiu que queria brincar em vez de beber. Ela bate na água com seu estilo característico, mexendo a água e a terra para fazer a lama de qualidade que ela mais prefere. Ela tomou banho por talvez uma hora antes de se preparar para dormir.

Se você olhar para trás de Lady, na topografia do lago, verá que há uma pequena saliência que permite que ela desça para a área do lago. Aquela área ao redor do lago tem uma terra muito macia que é agradável para as patas dela. Muitas vezes, antes de ela entrar no lago, você a verá brincando por lá. Parece que não importa onde Lady esteja no santuário, ela encontra maneiras de ficar o mais confortável e contente possível.
​
Às vezes você sente uma coceirinha que simplesme Às vezes você sente uma coceirinha que simplesmente não consegue coçar, o que pode ser muito frustrante.

No Sorriso de Domingo desta semana, gostaríamos de mostrar o método único de Mara para coçar um local difícil de alcançar. Os elefantes parecem adorar fazer uma esfoliação em diferentes superfícies, como árvores e, às vezes, até uns nos outros. Neste caso, uma barra de uma das cercas resolveu o problema, o que pode ter dado ao bumbum de Mara bastante alívio de uma coceira incômoda.
Estamos contratando! O Santuário de Elefantes B Estamos contratando! 

O Santuário de Elefantes Brasil está com processo seletivo aberto para vaga de auxiliar de tratador de animais. Criamos uma página onde você pode encontrar todas as informações relevantes para os interessados, como os pré-requisitos e responsabilidades do cargo. 

Caso a vaga não seja do seu interesse, você ainda pode nos ajudar compartilhando essa oportunidade com possíveis candidatos.  Solicitamos que todos os PRÉ-REQUISITOS e RESPONSABILIDADES sejam lidos atentamente antes de se candidatar à vaga. Agradecemos seu apoio e contamos com a seriedade cabível para o momento.

Você pode acessar a página com todas as informações sobre a contratação através do link compartilhado nos stories.

❗Informações sobre salário, benefícios e demais detalhes serão dados àqueles que forem selecionados para entrevista.
Lady está aproveitando algum tempo no recinto 4, Lady está aproveitando algum tempo no recinto 4, pois temos permitido aos elefantes a oportunidade de entrar e sair de recintos diferentes em busca de novos cenários. Nosso plano era transferi-la de volta para o recinto 5, mas Maia teve uma ideia diferente.

Maia estava nos confins do recinto 5, movendo-se de um lugar para outro. Ela não tinha vontade de sair do espaço, então demos um pouco mais de tempo para ela; não havia pressa naquele momento. No final do dia, finalmente conseguimos abrir os portões dos recintos próximos ao galpão para Lady, o que nos deu a oportunidade de transferir as outras cinco meninas para o recinto 4. Lady então teve acesso total ao recinto 5.

Quando Lady se instalou em seu novo lugar, testemunhamos o quão animada ela parecia estar pastando no capim novo e verde. Havia feno espalhado pelo recinto, mas ela não parecia interessada em petiscar nada disso. Na manhã seguinte, ela fez tratamentos para as patas ao longo da parede de treinamento e ainda preferiu o capim a muitas das guloseimas que lhe foram oferecidas. Não há dúvida de que Lady aproveita ao máximo quase todas as oportunidades para se deliciar com a vegetação ao seu redor.

Foto da Maia.
🐘✨ Black Friday no SEB! Dia 24.11 ✨🐘 Es 🐘✨ Black Friday no SEB! Dia 24.11 ✨🐘

Este é o momento de fazer suas compras com propósito! 🛍️ Até 50% de desconto em produtos incríveis da nossa Página de Recompensas, onde cada compra contribui diretamente para o cuidado e manutenção das nossas amadas elefantas. 💕  Nossos materiais de papelaria 2024, posters, tatuagens temporárias, bonés, ecobags e camisetas estarão em promoção. 

Mas a magia não para por aí! 🌈 Todos os itens da nossa Wishlist, produtos essenciais para o bem-estar das meninas, também terão 50% de desconto. 🌿✨

Não perca a chance de unir o útil ao agradável! Faça a diferença na vida das nossas meninas. Juntos somos mais fortes! 💪🐘

#seb #elefantes #elefantesbrasil #santuariodeelefantesbrasil #santuariodeelefantes #vempramanada
Existem inúmeras espécies que vivem no santuári Existem inúmeras espécies que vivem no santuário e gostamos de ver como elas interagem e vivem ao lado dos elefantes. (Você deve se lembrar de como Bambi costumava “proteger” todos nós das antas nativas que vivem no entorno da propriedade.) Há poucos dias, Guillermina estava saboreando alguns petiscos ao longo da cerca entre os recintos 4 e 5. Ao mesmo tempo, um tatu corria de um lado para o outro entre esses mesmos dois recintos.

A tratadora Tina estava limpando o Recinto 4 e viu Guillermina se virar surpresa, ao presenciar o tatu passando direto por ela. Sua presença claramente surpreendeu Guille, embora ela não parecia estar com medo ou na defensiva. Parecia que ela estava quase brincando com o tatu, que acabou desaparecendo no capim alto. Não vimos mais o tatu depois disso, mas Guillermina claramente teve um susto inesperado para animar seu dia.

Foto da Guillermina.
​
SIGA O SEB NO INSTAGRAM
Copyright 2020 Santuário de Elefantes Brasil | Todos os direitos reservados | design
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • BAMBI
      • LADY
      • MAIA
      • MARA
      • GUILLERMINA
      • RANA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • POCHA
      • RAMBA
    • ESPERANDO UMA CHANCE
      • KENYA
      • TAMY
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO
Santuário de Elefantes Brasil