info@elefantesbrasil.org.br
Santuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes Brasil
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • BAMBI
      • LADY
      • MAIA
      • MARA
      • GUILLERMINA
      • RANA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • POCHA
      • RAMBA
    • ESPERANDO UMA CHANCE
      • KENYA
      • TAMY
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO

CONHEÇA A LADY

IDADE
cerca de 50 anos de idade

ESPÉCIE
asiática, fêmea

APLELIDOS
Little Bug, Lady Bug

PERSONALIDADE
Embora seja insegura, é muito corajosa e adora explorar. Está adquirindo confiança nos humanos e em outros elefantes.

CHEGADA NO SEB
29.novembro.2019

CURIOSIDADE
Fugiu do recinto do zoológico, apenas para caminhar 3 metros e comer um pouco de grama.

HISTÓRICO
Viveu no circo cerca de 40 anos. Foi confiscada e enviada a um zoológico onde viveu por 6 anos.

SAÚDE
Patas em condições péssimas. Doença nas articulações provavelmente relacionada às patas. Um abscesso antigo na bochecha está sendo curado no santuário.

HISTÓRICO

Em 2013, ela foi confiscada do circo e transferida para um zoológico em João Pessoa, Paraíba. O zoológico não tinha um recinto próprio para elefantes, então ela foi colocada em um recinto “temporário”, cercada de fios elétricos, enquanto seu futuro recinto estava sendo construído. Seu dono do circo mudou-se para o zoológico para ser um de seus cuidadores. De acordo com as autoridades relacionadas ao zoológico, seu problema nas patas já era evidente nessa época.

Em janeiro, quase um ano depois, constatou-se que Lady ainda estava sendo mantida no recinto temporário, o que chamou a atenção de ativistas, da mídia e do cenário político. Um de nossos membros do conselho foi visitar a Lady, bem como veterinários e a Secretaria do Meio Ambiente, para ver o que poderia ser feito para ajudá-la. Nesse período, Lady estava frustrada e agia de maneira a demonstrar isso. Ela estava presa numa corrente em um recinto tão pequeno que só permitia que ela desse alguns passos. Sua saúde estava comprometida devido à falta de cuidado com suas patas, e essa condição das patas está tão séria que ela precisará de cuidados profundos para o resto de sua vida; além da dor, ela provavelmente sofre de osteomielite.

Em julho de 2014, Lady foi transferida para um novo espaço no zoológico. Com essa mudança, os envolvidos em sua possível transferência para o Santuário mudaram sua posição inicial e declararam que ela deveria permanecer no zoológico. Notou-se naquele momento que suas patas continuavam apresentando sérios problemas, o que poderia, como é o caso de muitos elefantes em cativeiro, causar sua morte caso sua situação não mudasse e caso ela não fosse transferida para um local apropriado – um que pudesse lhe oferecer espaço e cuidados médicos tão necessários na suas patas.

UM ACORDO JUDICIAL FOI ASSINADO PARA MANDAR A LADY PARA O SANTUÁRIO
Nós visitamos o zoológico muitos anos atrás, a fim de oferecer uma nova casa para Lady, mas o zoológico era contra sua transferência. Esse ano (2019), associações de proteção animal ingressaram com uma ação civil pública contra a Prefeitura de João Pessoa e o Ibama visando, dentre outros pedidos, a transferência da Lady para um local mais apropriado. Na ação foi alegado que a Lady necessitava de um cuidado altamente especializado, um habitat mais condizente com sua espécie e seu desenvolvimento, bem como a companhia de outros membros de sua espécie. Após longa batalha legal, o Santuário de Elefantes Brasil adentrou no processo, e depois de muitas negociações, todos concordaram que o melhor local para Lady seria o Santuário de Elefantes Brasil, e um acordo judicial foi assinado nesse sentido.

O TEMPO EXCRUCIANTE DO CATIVEIRO DEIXOU SUAS MARCAS
Lady é uma fêmea adorável, peluda, e seus 50 anos trazem um sorriso caloroso ao seu rosto. Porém, quando olhamos suas patas, nosso coração estremece. Dos mais variados elefantes em cativeiro que conhecemos, a condição das patas dela é uma das piores. Lady sofre de anos de doença debilitante nas patas, as quais necessitam de cuidados imediatos e intensos. O cativeiro teve um alto custo sobre seu corpo e mente. Lady foi um elefante de circo por mais de 40 anos, e seu corpo e espírito mal se assemelham aos indivíduos de vida livre. Suas patas apresentam condições muito graves, algo que nunca seria visto na natureza. Emocionalmente, ela tem uma desconfiança profundamente arraigada em humanos e elefantes, o que mostra como seu passado deve ter sido. Dito isso, ela é forte, brincalhona e está baixando a guarda e abrindo o coração novamente.

Apesar de tudo o que ela já enfrentou...

Após meses de crescimento, Lady está aprendendo a confiar e permitindo um cuidado profundo de suas condições de saúde pré-existentes, incluindo suas patas. Ainda há um longo caminho a ser percorrido com os tratamentos de suas patas e, infelizmente, elas nunca serão totalmente ‘normais’ ou curadas, mas já é possível observar um maior conforto. Este é um grande passo para ela, e nossa esperança é que o tratamento a ajude a aumentar sua confiança, permitindo isso se irradiar para outras partes de sua cura tão necessária.

Apesar de tudo o que ela já enfrentou, a força e coragem de Lady são inspiradoras. Ela tem um sorriso extravagante e olha para você com seus olhos arregalados, derretendo instantaneamente seu coração. A água é sua amiga e, seja a mangueira, o lamaçal, o riacho ou o lago, todos eles lhe trazem alegria. Melancia é sua fruta preferida; abóbora, e seu crocante, é o vegetal favorito dela; mas ela fará de tudo por um punhado de Froot Loops. Quando ela está incerta sobre você, ela gosta de manter uma distância, quando ela confia em você, ela quer você muito perto. Ela é brincalhona e insegura, tudo ao mesmo tempo. Quanto mais tempo ela passa no Santuário, mais nós esperamos que seu eu verdadeiro apareça. E mal podemos esperar para ver isso.

–

O SEB

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a transformar as vidas e o futuro dos elefantes cativos da América do Sul, devolvendo a eles a liberdade de poder ser quem querem e merecem ser – elefantes.

 

Newsletter



elefantesbrasil

Santuário de Elefantes Brasil
Ultimamente temos tido dias bastante chuvosos no s Ultimamente temos tido dias bastante chuvosos no santuário. Como você provavelmente sabe, elefantes tendem a adorar a chuva – e elas definitivamente adoram o habitat verde que floresce ao redor delas durante esses meses encharcados. 

Aqui, Lady está no seu ambiente. Ela está a caminho de seu café da manhã, mas também está rodeada por um mundo todo perfeito para pastar, o que ela provavelmente voltará para fazer, e passar a tarde só aproveitando o lugar. Enquanto alguns de nós pode querer ficar na cama em uma manhã chuvosa, Lady acorda com o sol e está pronta para aproveitar o dia.
Em publicações recentes, nós mencionamos que as Em publicações recentes, nós mencionamos que as coisas estão relativamente quietas no santuário, o que tende a ser uma coisa boa. Mas, como cuidadores, nós percebemos algumas coisas sutis acontecendo que, por causa da nossa longa história com elefantes, pode nos dar algumas pistas que algumas coisas grandes estão acontecendo sob a superfície.

Você pode ver pequenas mudanças nos relacionamentos, como a que vimos recentemente entre Bambi, Guille e Rana. Às vezes ouvimos diferenças sutis nas vocalizações ou em como cada elefante está respondendo às outras. Não há nada substancial o bastante que podemos apontar como uma tendência grande. Parece somente que há muitas coisas intangíveis acontecendo ao nosso redor que talvez estejam levando a algo maior. 

Em virtude de seus anos de experiência, Scott e Kat já viram esse tipo de mudanças quietas, mas significativas acontecerem no passado; o que pode parecer como um platô em evolução emocional pode na verdade ser o ponto de partida para algo considerável. No momento, nós continuamos observando, anotando as pequenas mudanças: a forma como Bambi olha para as pessoas com uma intenção um pouco diferente, o jeito como Guille sempre “fala” um pouco antes de cruzar o caminho de Bambi e a forma como Maia frequentemente está mais disposta a compartilhar. O que essas e muitas outras nuances e mudanças sutis significam? É muito cedo para dizer. Como em muitas coisas na vida, o que está abaixo da superfície é frequentemente o mais profundo.

Para aqueles que estão esperando por uma mudança maior, lembre-se que a jornada é mais importante do que o destino. Comemore o fato de ter fornecido o espaço para essas adoráveis senhoras experimentarem a jornada, qualquer que seja o caminho que as leve. 

Na foto, Mara e Rana.
Conheça nossa campanha de adoção e torne-se mad Conheça nossa campanha de adoção e torne-se madrinha ou padrinho de uma de nossas meninas 🥰
Com uma contribuição mensal, você ajuda a fornecer os cuidados diários para a cura física e emocional dos elefantes. Vem pra manada! 🐘

Link na bio
Sem ser por sua própria culpa, Guillermina chegou Sem ser por sua própria culpa, Guillermina chegou no santuário como uma mocinha bem rechonchuda, que cairia na categoria clinicamente obesa. Mas nós sabíamos, desde o momento em que a vimos, que por causa do seu alto nível de energia, o santuário seria o local perfeito para que ela emagrecesse e ganhasse musculatura, pois uma dieta natural e um habitat imenso para pastar são ideais para desenvolver um corpo saudável.

Como você pode ver na imagem, sua coluna, quadris e escápulas (agora você consegue realmente enxergar) possuem uma definição muito maior. Ela está desenvolvendo músculos nas pernas e peito, e quando ela se abaixa nas pernas da frente, você pode perceber que os músculos estão mais pronunciados. Olhando para o rosto da Guille, dá para perceber que está mais afinado. Todas essas coisas são sinais de que ela está indo na direção certa. Embora ainda precise desenvolver mais musculatura corporal e perder um pouco de barriga, ela está definitivamente se parecendo mais com o que um elefante saudável deve parecer.
Numa manhã recente, Scott e um dos tratadores for Numa manhã recente, Scott e um dos tratadores foram para o habitat com a intenção de fazer uma sessão de tratamento com Guillermina. A ideia era continuar fazendo com que ela se acostume a trabalhar com duas pessoas. Até agora ela está se saindo bem quando trabalha com uma pessoa, mas parece um pouco hesitante com o que a segunda pessoa possa estar fazendo. Talvez ela fique um pouco preocupada ou ansiosa, e nós queremos que ela se acostume a ter uma segunda pessoa por perto. 

Quando eles se aproximaram dos elefantes, Scott viu que Guille estava na companhia de Rana e Bambi, pastando calmamente. Ele imediatamente decidiu que não era uma boa ideia fazer treinamento naquela hora. Ao invés disso, era mais importante deixar que as três – um grupo que normalmente não passa tempo junto como estava acontecendo naquele momento – permanecessem assim, pois isso estava acontecendo de forma natural. Não é sempre que Rana tem o mais alto nível de confiança em Guille, então vê-las juntas e relaxadas foi um sinal encorajador. Esse é um exemplo de como a interferência humana poderia interromper um laço que estava crescendo organicamente entre elas. A melhor opção era deixar Guille continuar aproveitando o seu dia sem ser perturbada. No momento, é mais importante estabelecer relacionamentos do que trabalhar nas nuances de treinamento.

Foto de Bambi
Com a estação das chuvas a todo vapor, as elefan Com a estação das chuvas a todo vapor, as elefantas estão pastando por horas nas partes mais verdes do habitat. Existe um mundo quase sem fim para elas explorarem, embora cada uma tenha locais favoritos para comer. Neste vídeo, Guillermina encontrou um espaço adorável para focar e está petiscando com muita alegria. Pode parecer que ela está brincando com a comida, mas na verdade ela está balançando sua tromba para retirar terra, sementes e água da sua porção de capim. 

Conforme Guillermina caminha em direção à câmera, você pode perceber que a parte superior das suas pernas está com alguns músculos definidos. Sua dieta natural no santuário e dias pastando pelo habitat estão fazendo exatamente o que deveriam: ela está conseguindo adquirir um físico saudável. Ela ainda tem que perder um pouco de peso, mas seu corpo está ganhando músculos que a ajudarão a evitar doenças nas juntas e outras questões de saúde que são comuns em elefantes em cativeiro.
SIGA O SEB NO INSTAGRAM
Copyright 2020 Santuário de Elefantes Brasil | Todos os direitos reservados | design
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • BAMBI
      • LADY
      • MAIA
      • MARA
      • GUILLERMINA
      • RANA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • POCHA
      • RAMBA
    • ESPERANDO UMA CHANCE
      • KENYA
      • TAMY
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO
Santuário de Elefantes Brasil