[email protected]
Santuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes Brasil
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • MAIA
      • RANA
      • MARA
      • BAMBI
      • GUILLERMINA
      • PUPY
      • KENYA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • RAMBA
      • POCHA
      • LADY
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO

O SEB

A preparação do projeto do SEB demorou muito, e só se tornou realidade em 2016. O único santuário para elefantes na América Latina está situado em aproximadamente 1200 hectares de uma propriedade incrivelmente diversa na Chapada dos Guimarães, Brasil.

O SEB não foi desenvolvido com uma visão altruística do que um santuário deveria ser, mas sim guiado pelos elefantes do nosso passado. Eles nos permitiram participar de suas vidas e nos mostraram do que os elefantes precisam para se recuperar dos piores traumas. Em respeito ao que eles compartilharam, nós seguimos com os elefantes de hoje e do futuro.

4 PILARES ESSENCIAIS

AMPLOS ESPAÇOS ABERTOS

Amplos espaços abertos que permitem aos elefantes se perderem dentro de seu próprio mundo de exploração intuitiva.

AMBIENTE EMOCIONALMENTE ESTIMULANTE

Um ambiente emocionalmente estimulante que encoraja os elefantes a comunicar seus medos e desejos livres de expectativa.

ESTÍMULO AMBIENTAL & FÍSICO

Estímulo mental e físico, estimulando-os a pensar, se movimentar e se comportar como o iriam fazer no seu habitat natural.

COMPANHIA DE UMA MANADA

A companhia de uma manada – permitindo aos elefantes um apoio incomparável e a consciência de que não estão mais sozinhos. 

Manejo de Contato Protegido

Os elefantes são manejados através de contato protegido: uma barreira ou espaço significativo é mantido entre os tratadores e os elefantes. A segurança dos tratadores não é a única preocupação aqui. Essa distância permite que os elefantes sintam que têm seu próprio espaço. Alguns elefantes precisam disso para baixar sua guarda e se sentir totalmente seguros.

Reforço Positivo

Reforço positivo será usado para todos os treinamentos que precisam acontecer. Devido ao impacto físico do cativeiro, os elefantes precisam ser examinados frequentemente: check ups, exames de sangue e tratamento das patas são parte do cuidado necessário. A maioria dos elefantes da América do Sul nunca teve um treinamento que não tenha sido baseado em dominância, portanto esse será um conceito novo para muitos deles. Ao invés de serem punidos quando não cumprirem uma ordem, eles serão recompensados quando fizerem algo que for pedido.

Equipe de Cuidado dos Elefantes

Os fundadores do Global Sanctuary for Elephants, Scott e Kat Blais, moram no local para garantir que tudo funcione em torno dos elefantes. Um dos fundamentos mais importantes do santuário é que os tratadores respeitem os elefantes na sua totalidade: corpo, mente e emoções. São necessários muitos anos para perceber todas as nuances de seres tão complexos e décadas de experiência para transmitir esse conhecimento. Os tratadores são mais do que funcionários que alimentam e limpam a área dos elefantes. Eles são as pessoas que os elefantes procuram para se sentir seguros, são os primeiros a notar quando algo está errado e seus dias são dedicados a encontrar maneiras de cuidar dos elefantes sob sua responsabilidade.

Cuidados Médicos dos Elefantes

Para garantir o bem estar dos elefantes durante os procedimentos médicos, temos um veterinário em tempo integral que também trabalha como tratador. É difícil para os elefantes se sentirem à vontade quando alguém só está por perto durante experiências negativas. O fato de ver seu veterinário todos os dias e formar um relacionamento de confiança com ele permite que os elefantes se sintam mais confortáveis quando precisam de cuidados médicos. Nosso veterinário também mora no local, portanto ele está a postos quando houver uma emergência. Juntamente com o veterinário que mora no local, o Global Sanctuary for Elephants tem uma equipe de veterinários em todo o mundo com várias especialidades e experiência em cuidado de elefantes.

Praticamos Uma Abordagem Holística

Os funcionários usam uma abordagem holística à saúde e ao bem estar dos elefantes. Por definição, isso significa que os aspectos físicos, mentais, sociais e emocionais dos elefantes são vistos como um todo. Isso não significa que a medicina tradicional não é usada. Todos os veterinários aqui estudaram e usam medicina tradicional – e esse é o caminho que geralmente tentamos primeiro para manter a saúde dos elefantes. Nós também contamos com um veterinário especializado em terapias alternativas e um time externo de veterinários que consultamos quando necessário. Por causa da complexidade dos elefantes, nós achamos que tirar proveito do conhecimento e experiência de outros, nos oferece uma melhor abordagem.

Os elefantes no Santuário de Elefantes Brasil são tratados com programas de cuidado individualizado que incluem:

Suplementação fitoterápica de suporte e prevenção

Essências de flores Green Hope Farm (florais de Bach)

Scans Flir de imagem térmica para diagnosticar dores e danos ao sistema de tecidos moles

Medicina convencional

Óleos essenciais animais (pesquisados e preparados por um veterinário)

Terapia de laser a frio

Testes diagnósticos tradicionais (sangue/urina/fezes/radios)

Homeopatia

> O objetivo é integrar muitas formas de tratamento para poder proporcionar o melhor apoio a nossos elefantes

Ambiente Apropriado para Todos

PLANTAS NATIVAS COM PROPRIEDADES MEDICINAIS

O Cerrado do Mato Grosso, o bioma no qual o santuário está localizado, abriga 509 espécies de flora medicinal. Baseado nos elefantes que cuidamos no passado, sabemos que eles têm um conhecimento inato de plantas e suas propriedades médicas, mesmo quando são novos na região.

Vários funcionários nossos têm um conhecimento extenso do uso de plantas que foi transmitido de geração a geração. Esperamos observar o que os elefantes consomem e ver se eles oferecem dicas de problemas possíveis e se eles realmente se auto-medicam.

Córregos, Lagos, Árvores & Mais

Não há nada que a natureza não tenha proporcionado a esse pedaço de paraíso. Não é somente córregos, lagos, árvores e grama; é um misto de capins naturais macios e altos e vegetação escura de pastagem repleta de nutrientes.Nascentes que são tão limpas e frescas que quatro empresas de engarrafamento estão localizadas nessa pequena cidade. Córregos e rios que são grandes o suficiente para tomar banho e brincar, mas pequenos o suficiente para não serem assustadores para elefantes mais velhos ou doentes.

Muitos recantos para explorar, morros íngremes para as meninas aventureiras ou para os meninões, além de encostas para sonecas. Palmeiras maravilhosas que fornecem comida para as araras e inúmeros outros animais selvagens, misturados com variedades nativas de árvores frutíferas e madeira de lei que oferecem uma queda de temperatura de 10 graus quando você entra na sombra de sua cobertura. Quando você está na propriedade, você só escuta os pássaros e insetos e só sente o cheiro de terra fresca e folhagem. É agradável para cada um dos sentidos e fenomenal de maneira geral.

–

O SEB

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a transformar as vidas e o futuro dos elefantes cativos da América do Sul, devolvendo a eles a liberdade de poder ser quem querem e merecem ser – elefantes.

 

Newsletter

Santuário de Elefantes Brasil

elefantesbrasil

Aparentemente, ter orelhas grandes nem sempre sign Aparentemente, ter orelhas grandes nem sempre significa que você consegue identificar a direção de onde o quadriciclo está vindo. Perto da hora do jantar, Kenya estava próxima ao galpão e Pupy estava um pouco mais distante, no Recinto 3. Os tratadores abriram o portão entre os Recintos 1 e 2, esperando que Kenya seguisse em direção ao fundo do Recinto 2, que faz divisa com o Recinto 3. O plano era alimentar Kenya e Pupy próximas uma da outra, como fazemos frequentemente.

Normalmente, Kenya segue em direção ao quadriciclo assim que o escuta, mas dessa vez, parecia indiferente ou simplesmente não estava prestando atenção. Já Pupy, ouviu a chegada dos tratadores e foi naquela direção, mas aparentemente se distraiu e acabou fazendo um longo caminho até a cerca. Não tínhamos certeza de onde Kenya estava, mas eventualmente a encontramos em outro recinto. Ela voltou e seguiu até a parte da cerca que a separava de Pupy, e as duas foram alimentadas ali.

Elas estavam bem 'roncantes' e pareciam relaxadas, até que, depois de um tempo, Pupy se afastou. Ela gosta de passar tempo perto de Kenya, mas está mostrando que não apenas aprecia poder se afastar e dar espaço, como também ainda não se sente confiante o suficiente para interagir com Kenya sem uma cerca entre elas. Apesar de suas hesitações e de algumas experiências negativas antes do santuário, está claro que Pupy tem se esforçado para avançar em sua relação com Kenya — só que em um ritmo que funcione para ela.

 #elefantes #elefantesbrasil #seb #santuáriodeelefantes #santuariodeelefantesbrasil #vempramanada #chapadadosguimaraes #matogrosso #elefantesafricanos #Kenya #kenyanoseb #Pupy #pupynoseb
Nesta manhã, quando os tratadores foram dar o caf Nesta manhã, quando os tratadores foram dar o café da manhã para os elefantes asiáticos, Bambi e Maia estavam 'desaparecidas'. Guille, nossa comilona, já estava pronta, mas suas companheiras aparentemente haviam saído para explorar. Após uma rápida volta pelo habitat, as duas foram encontradas do outro lado do riacho, na parte de trás do Recinto 5, na área que chamamos de “o meio do nada”. Os tratadores deram o café da manhã para elas ali, e passaram o restante da manhã cochilando à sombra. Elas ainda estavam lá na hora do jantar, então devem ter gostado bastante daquele local.

Ficamos sempre impressionados pelo fato de que, apesar da visão de Bambi estar diminuindo, ela e Maia tendem a explorar os lugares mais remotos com mais frequência do que as outras meninas. Talvez isso seja um testemunho do poder das memórias de Bambi e da sensibilidade de suas patas, que a permitem atravessar riachos que podem ser irregulares às vezes. Enquanto Maia estiver ao seu lado, ela parece ter confiança para continuar suas explorações.

Guillermina ainda não as acompanhou do outro lado do riacho, preferindo ficar aproveitando os bosques na frente do Recinto 5. Ela aparentemente não se importa em passar algum tempo sozinha, já que gosta de explorar por conta própria às vezes. No geral, as três estiveram calmas e pareceram realmente aproveitar seus dias, independentemente de como os passaram.

 #elefantes #elefantesbrasil #seb #santuáriodeelefantes #santuariodeelefantesbrasil #chapadadosguimaraes #matogrosso #vempramanada #Bambi #maia #guille
🇪🇸 ¡Nuestra manada de seguidores acaba de c 🇪🇸 ¡Nuestra manada de seguidores acaba de cruzar fronteras! ❤️🐘
Siempre hemos recibido un cariño inmenso de ustedes, nuestros seguidores de Argentina, Chile y de toda América Latina. Han estado a nuestro lado, animando cada rescate y celebrando cada paso de nuestras chicas sobre la hierba.

La mayor dificultad era transformar todo ese cariño en una ayuda práctica, que nos permitiera seguir ofreciendo la mejor vida del mundo a las elefantas. ¡Pero ahora, tenemos una noticia que nos llena de alegría! Hemos lanzado nuestra nueva plataforma de donación internacional, y ahora es mucho más fácil formar parte de nuestra manada y ayudar a los elefantes a ser, simplemente, elefantes.

Desliza para descubrir cómo puedes marcar la diferencia y únete a nosotros en esta misión de amor y respeto.

¡El enlace para donar está en nuestra bioy en nuestros stories!
--> https://elefantes.colabore.org/donar

*Obs: Aún no podemos enviar nuestros productos físicos fuera de Brasil debido a los altos costos de envío, ¡pero también estamos buscando alternativas para eso!

#elefantes #seb #SantuarioDeElefantesBrasil #DonarSinFronteras #AmorAnimal #ElefantesLibres #AmericaLatinaUnida
Pupy e Kenya continuam a interagir entre si, embor Pupy e Kenya continuam a interagir entre si, embora, neste momento, Pupy esteja comunicando através de seu humor, vocalizações e linguagem corporal que ainda não está pronta para compartilhar o espaço diretamente. Pupy está encontrando sua voz aqui no santuário, então é nossa responsabilidade respeitar o que ela nos está dizendo.

A empolgação de Kenya é palpável, mas ela está fazendo o máximo para se conter e não afastar Pupy. Kenya demonstra entusiasmo inicial ao ver Pupy, mas tenta ser delicada e silenciosa, pois parece entender que sua abordagem exuberante pode intimidar Pupy. Essa é uma percepção bastante notável para uma elefanta que viveu sozinha por 40 anos.

Pela manhã, as duas podem começar o dia comendo frente a frente. Pupy às vezes emite roncos altos para Kenya, sinalizando se está se sentindo confortável ou se precisa de mais espaço, dependendo do momento. Kenya busca manter a abordagem mais calma possível na maior parte do tempo, mas, após algum período de tranquilidade, ocasionalmente ela se afasta para liberar a energia acumulada na presença de Pupy. Ela vocaliza, às vezes chuta, gira ou se esbalda na água, e depois que se acalma, retorna para perto da amiga.

Na maior parte do tempo, ela permanece calma, porém atenta e interessada em Pupy, mas se solta quando Pupy se afasta. Ambas estão dando o seu melhor e encontrando diferentes níveis de conforto à medida que avançam.

 #elefantes #elefantesbrasil #seb #santuáriodeelefantes #santuariodeelefantesbrasil #chapadadosguimaraes #matogrosso #vempramanada #elefantesafricanos #Pupy #pupynoseb #Kenya #kenyanoseb
Tem feito bastante calor recentemente no santuári Tem feito bastante calor recentemente no santuário, e as meninas têm aproveitado todas as fontes de água disponíveis — seja um bebedouro, um lamaçal, um lago ou a mangueira. O Sorriso de Domingo desta semana nos mostra Rana e Mara na beira do lago do Recinto 5. Elas não entraram completamente na água, mas escolheram aliviar o calor molhando as patas na lama e se refrescando de vez em quando com alguns jatos d’água. Observá-las transmite uma sensação de paz que é a própria essência da vida no santuário.

#elefantes #elefantesbrasil #seb #santuáriodeelefantes #santuariodeelefantesbrasil #vempramanada #matogrosso #chapadadosguimaraes #mara #rana
Uma das coisas mais bonitas de acompanhar a chegad Uma das coisas mais bonitas de acompanhar a chegada de um novo elefante ao santuário é poder ver sua personalidade florescer à medida que ela se sente mais relaxada e confiante. Muitas vezes, eles apresentam comportamentos únicos e cativantes que ajudam a definir quem são como indivíduos. Por exemplo, se você acompanha nossas publicações há algum tempo, sabe que Maia ganhou o apelido de “bolha do lago” por, ocasionalmente, se deitar e descansar dentro da água – com o rosto submerso, a barriga para cima como uma pedra e a tromba funcionando como um snorkel. Ou talvez saiba que Mara costumava descascar suas bananas, ou que Guille é uma verdadeira apreciadora de comida e não deixa sobras no prato de ninguém.

Nos primeiros dias aqui, ficou claro que Pupy era uma grande fã de lama. Foi inesquecível vê-la deitar no lamaçal, rolar e chutar água e terra com alegria, transformando tudo em uma grande bagunça lamacenta. Você talvez também se lembre de quando descobrimos que ela, de vez em quando, gosta de mergulhar o feno na água antes de comer, como se estivesse molhando um biscoito. Já vimos que ela é bastante habilidosa em carregar feno extra nas presas (e às vezes até sobre a cabeça). Pupy também gosta de buscar seu próprio alimento no santuário e, às vezes, leva consigo petiscos de galhos para saborear depois. Ela parece ser uma planejadora atenta e uma multitarefas nata.

É um privilégio poder aprender cada vez mais sobre as moradoras do santuário enquanto vivenciam uma vida de autenticidade e autonomia. E nós adoramos compartilhar suas particularidades e histórias com todos vocês. Ficamos muito felizes em ver que, a cada dia, mais pessoas reconhecem que os elefantes têm valor simplesmente por quem são como indivíduos – e não pelo que podem fazer pelos humanos.

#elefantes #elefantesbrasil #seb #santuáriodeelefantes #santuariodeelefantesbrasil #matogrosso #chapadadosguimaraes #vempramanada #elefantesafricanos #pupynoseb #Pupy
SIGA O SEB NO INSTAGRAM
Copyright 2020 Santuário de Elefantes Brasil | Todos os direitos reservados | design
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • MAIA
      • RANA
      • MARA
      • BAMBI
      • GUILLERMINA
      • PUPY
      • KENYA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • RAMBA
      • POCHA
      • LADY
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO
Santuário de Elefantes Brasil