[email protected]
Santuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes BrasilSantuário de Elefantes Brasil
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • MAIA
      • RANA
      • MARA
      • BAMBI
      • GUILLERMINA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • RAMBA
      • POCHA
      • LADY
      • PUPY
      • KENYA
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO

POR QUE O BRASIL?

SIMPLESMENTE, A DECISÃO DE COMEÇAR UM SANTUÁRIO NO BRASIL ACONTECEU DEVIDO À NECESSIDADE E DISPONIBILIDADE

Após uma análise cuidadosa, o Brasil foi escolhido para ser o destino do projeto piloto do Global Sanctuary for Elephants para garantir que o número crescente de elefantes abandonados por proibições atuais de apresentações de animais para o público na América do Sul teria um cuidado solidário num habitat apropriado. 

Queríamos oferecer a mesma recuperação que havíamos testemunhado nos elefantes que cuidamos num santuário nos Estados Unidos para elefantes em outra parte do mundo.

FATORES CONSIDERADOS

5 países na América do Sul aprovaram leis para evitar a apresentação de elefantes para o público

Legislação nacional progressiva já foi preparada e está esperando ser aprovada no Brasil

Vários zoos encerrando suas exibições de elefantes

Inexistência de um santuário de elefantes em toda a América Latina

Inexistência de um santuário de elefantes em toda a América Latina

Clima ideal que permite aos elefantes ficarem num ambiente externo o ano todo

12 estados no Brasil aprovaram uma lei contra o uso de animais para apresentações

O governo brasileiro queria uma solução definida antes de aprovar uma proibição nacional

Culturalmente, o Brasil está pronto para uma mudança. Na medida em que o público em geral está sendo conscientizado sobre a difícil realidade dos elefantes de circo, as pessoas estão prontas para uma mudança positiva

Há aproximadamente 32 elefantes em cativeiro na América do Sul, sendo que 18 desses animais vivem no Brasil, e os demais 14 elefantes se encontram em outros países da América do Sul. Devido à localização central do Brasil, nós podemos oferecer um santuário para elefantes dos países vizinhos, proporcionando um consolo a elefantes em todo o continente.

A Diversidade de Ambientes do Brasil

Um dos componentes mais fundamentais no desenvolvimento de um Santuário adequado e holístico é o local no qual ele vai ser construído. A diversidade incrível do Brasil, assim como um habitat rural largamente disponível ofereceu um grande espectro de possibilidades. Para oferecer aos elefantes uma vida que lhes permita e os encoraje a expressar comportamentos naturais, é vital começar com uma propriedade que atenda a suas necessidades inerentes.

Flora e Biodiversidade

são essenciais para manter uma dieta apropriada para um elefante. Os elefantes pastam por até 20 horas por dia, comendo mais de 68 kg de vegetação diariamente. A única maneira de atender a essa necessidade é ter uma variedade de capins, arbustos e árvores à sua disposição.

Corpos de Águas Naturais

são indispensáveis, além da necessidade de água potável. Qualquer pessoa que tenha visto um elefante tomar banho sabe que isso é algo que eles gostam muito. Água que venha de múltiplas fontes, em locais diferentes, encoraja uma exploração contínua e tem um papel importante na autonomia necessária para que os elefantes se recuperem.

Topografia

é outra consideração muito importante. Um terreno variado promove vegetação diversa, além de promover exercícios. Os elefantes são incrivelmente adeptos a escalar morros, ajudando o desenvolvimento da força e equilíbrio, auxiliando na reversão de doenças das articulações que se desenvolvem após décadas com pouquíssimo exercício e o fato de ficar em pé em superfícies artificialmente duras.

Sustentabilidade

é chave ao desenvolver um santuário para elefantes. Isso significa analisar parâmetros que vão além das necessidades dos elefantes. É preciso levar em consideração a preservação do ambiente, o impacto, se houver, sobre plantas e animais nativos, a qualidade do solo, a sustentabilidade da floresta e do pasto, assim como a proximidade de cuidado veterinário e comércio para fornecimento dos suprimentos necessários..

–

O SEB

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a transformar as vidas e o futuro dos elefantes cativos da América do Sul, devolvendo a eles a liberdade de poder ser quem querem e merecem ser – elefantes.

 

Newsletter

Santuário de Elefantes Brasil

elefantesbrasil

2025 foi um ano que nos marcou profundamente. Viv 2025 foi um ano que nos marcou profundamente.

Vivemos alegrias que aqueceram o coração: novos começos, vínculos se fortalecendo e se formando, dias tranquilos sob as árvores, rotinas que antes pareciam impossíveis. Também enfrentamos despedidas difíceis, perdas que carregamos conosco e que nos lembram do impacto duradouro do cativeiro — mesmo quando o cuidado, o respeito e a liberdade finalmente chegam.

Cada momento, alegre ou doloroso, foi atravessado com amor, presença e compromisso.

Nada disso teria sido possível sem vocês.
Cada doação, cada compartilhamento, cada palavra de apoio e cada parceria ajudaram a tornar este ano real. Vocês fazem parte da vida de cada elefanta e caminham conosco em seus processos de cura.

Seguimos para um novo ano levando tudo o que aprendemos, com gratidão profunda e a certeza de que cuidar, juntos, transforma vidas.

Obrigado por estar conosco — hoje e sempre. 💛🐘
🔊 AUMENTE O VOLUME para ouvir algumas vocalizações da Maia.

Nas últimas semanas, vimos várias “festas espontâneas” protagonizadas por Maia e Bambi. Talvez você se lembre de outra celebração, de apenas algumas semanas atrás, quando as duas se divertiram tanto que até Guillermina decidiu que precisava de uma pausa (e provavelmente de um cochilo).

Quase sempre vemos Maia bem próxima de Bambi. Ela parece compreender seu papel como companheira e, às vezes, como guia. Mas Bambi faz um ótimo trabalho se locomovendo sozinha na maior parte do tempo. Sabemos que muitas pessoas se preocupam com a capacidade dela de se orientar pelo santuário por conta de sua visão limitada. Bambi conhece bem o terreno e acreditamos que ela enxerga melhor na luz suave do entardecer e em dias nublados. Como dá para ver, ela continua sendo uma moça bem veloz!

Isso só mostra que, independentemente da idade ou de possíveis limitações, ainda é possível se divertir e se expressar.

P.S.: Caso você esteja se perguntando, a linda árvore roxa que aparece no vídeo é um ipê. Recentemente compartilhamos uma foto da Mara embaixo de um deles e recebemos muitas perguntas. Os ipês roxos estão em plena floração por todo o santuário neste momento.
Só porque Maia quase sempre está perto de Bambi, Só porque Maia quase sempre está perto de Bambi, isso não significa que Bambi e Guillermina não tenham seus momentos especiais juntas — só as duas. Este Sorriso de Domingo nos traz um vídeo de Bambi e Guille depois que elas descobriram algumas palmeiras que os tratadores deixaram no recinto.

Nós já não oferecemos mais essas palmeiras para Mara, pois nos preocupamos que possam causar problemas em sua digestão, mas Bambi adora. Elas são fáceis de ver e de pegar, além de serem bem saborosas. Guille encontra a própria palmeira, então não parece ver necessidade de dividir os petiscos da Bambi.
Nessa sexta de EleFact, queremos compartilhar mais Nessa sexta de EleFact, queremos compartilhar mais uma pesquisa científica que demonstra o quão verdadeiramente inteligentes os elefantes são. Em um estudo realizado em 2014, pesquisadores do Parque Nacional de Amboseli, no Quênia, reproduziram gravações de vozes de indivíduos pertencentes a dois grupos linguísticos diferentes: um cujos membros ocasionalmente ameaçavam e caçavam elefantes, e outro grupo que representava um risco menor para eles.

As gravações continham a mesma frase em dois idiomas distintos: “Olhe ali. Um grupo de elefantes está se aproximando.”

Em uma proporção de cerca de dois para um, os elefantes reagiram de forma defensiva — recuando e se agrupando — ao ouvir as vozes e os sons associados ao grupo mais ameaçador. O experimento foi então repetido, comparando as reações e os comportamentos dos elefantes diante das vozes de homens e de mulheres desse mesmo grupo considerado perigoso. Os elefantes reagiram de maneira menos defensiva às vozes femininas, possivelmente porque as mulheres incitam violência contra eles com menos frequência.

Esse estudo reforça algo que já sabemos sobre os elefantes: sua capacidade de compreender o comportamento humano e aspectos da linguagem vai muito além do superficial. A habilidade de reconhecer e responder a sons humanos na natureza demonstra tanto sua inteligência cognitiva quanto emocional. Além disso, a capacidade de identificar predadores e avaliar o nível de ameaça que representam é uma habilidade cognitiva crucial — e que certamente pode protegê-los na vida selvagem.

O estudo completo pode ser encontrado aqui:
https://www.pnas.org/content/111/14/5433
Durante esta época festiva, somos lembrados do qu Durante esta época festiva, somos lembrados do quanto é uma honra contar com uma família de apoiadores do santuário tão generosa e empática. Independentemente de você celebrar esta data ou não, você ofereceu um presente aos elefantes ao acompanhar e compartilhar suas histórias, participar de nossas iniciativas de doação e buscar aprender mais sobre o que os elefantes em cativeiro precisam ao redor do mundo.

Somos gratos pelo que ainda está por vir para todas as meninas que vivem aqui e para aqueles que esperamos que, no futuro, chamem o Santuário de Elefantes Brasil de lar. Você ocupa um lugar especial na vida de Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina. Às vezes, parece que a compaixão é algo difícil de encontrar, mas isso certamente não é verdade entre aqueles que amam os elefantes daqui.

Vocês estão conosco — e com as meninas — enquanto elas seguem seus caminhos de cura. Estamos sentindo a alegria e o carinho que acompanham esta época do ano e queremos compartilhar um pouco disso com vocês também. Boas festas e muito amor de todos nós do SEB, hoje e sempre. 🎄❤️
Nesta tarde, fomos procurar Mara e Rana, que estav Nesta tarde, fomos procurar Mara e Rana, que estavam no Recinto 4. Seguimos de carro em direção a uma das áreas mais afastadas, onde imaginávamos que elas estariam (às vezes, durante a noite, elas entram em trechos mais arborizados), mas não havia sinal delas. Até que, ao nos aproximarmos da área do lago, vimos duas cabeças surgirem por cima da água.

Pouco a pouco, Rana e Mara caminharam até o jantar, depois de passarem um tempo se cobrindo de poeira — possivelmente para evitar picadas de insetos. Os elefantes são muito eficientes nisso, mesmo com o fato de oferecermos a eles repelente natural.

As duas aproveitaram a grama fresca, que havia sido cortada antes do início da estação chuvosa e estava na altura perfeita para beliscar. O tipo de grama que elas mais gostam cresce em abundância logo fora da cerca e também por todo o recinto, então cortamos um pouco e adicionamos aos “presentes” da tarde espalhados pelo habitat.

Mara ficou tão animada com os talos verdes e frescos de grama que se afastou de suas frutas e vegetais para saborear algumas mordidas. Quando já haviam terminado a maior parte da refeição, seguimos nosso caminho, observando as duas elefantas felizes, mastigando tranquilamente e abanando as orelhas.

Foto de Mara (esquerda) e Rana (direita)
SIGA O SEB NO INSTAGRAM
Copyright 2020 Santuário de Elefantes Brasil | Todos os direitos reservados | design
  • SANTUÁRIO
    • ORIGENS
    • QUEM SOMOS
    • POR QUE O BRASIL?
    • O QUE É?
    • O SEB
    • F.A.Q.
  • ELEFANTES
    • RESIDENTES
      • MAIA
      • RANA
      • MARA
      • BAMBI
      • GUILLERMINA
    • EM MEMÓRIA
      • GUIDA
      • RAMBA
      • POCHA
      • LADY
      • PUPY
      • KENYA
    • OUTROS RESIDENTES
  • CIÊNCIA
    • FATOS BÁSICOS SOBRE OS ELEFANTES
    • INFORMAÇÕES DETALHADAS
    • DOCS PARA DOWNLOAD
    • DOCS SANDRO
  • AJUDE
    • DOE AGORA!
    • ADOTE UM ELEFANTE
    • DOE & GANHE
  • PRODUTOS SEB
  • PARCEIROS
  • CONTATO
Santuário de Elefantes Brasil